quinta-feira, 7 de julho de 2016


Existe shampoo sem sal? você sabe usar o shampoo?


Passo a passo:

  • coloque um tanto bom de shampoo no potinho (a quantidade que você utiliza normalmente)
  • coloque aproximadamente uns dois dedos de água no potinho durante o banho (na verdade, a quantidade exata de água não importa)
  • misture com a mão mesmo
  • vai jogando a mistura aos poucos no cabelo, massageando e depois enxágue.


Os “especialistas” explicam que os shampoos e condicionadores são cheios de química e, além disso, resíduos químicos ficam acumulados nos fios e no couro cabeludo fazendo mal à saúde capilar. E, de acordo com essas fontes, diluindo-se o shampoo temos o seguinte resultado: cabelo lindo e sedoso sem acúmulos de resíduos, afinal, “diluir o shampoo elimina todas as substâncias químicas do shampoo”. Uau!

Mas será que essa técnica cumpre o que promete no ponto de vista científico? Procurei em várias fontes científicas algo que comprove a eficácia dessa técnica. Mas nada encontrado.
Se temos um shampoo qualquer cheio de compostos químicos (é só olhar no rótulo de qualquer shampoo e terá a lista de todos os ingredientes) e se acrescentarmos água, essa “química” toda vai desaparecer? Vai diluir em algo neutro? Vai sumir qualquer coisa que possa causar danos ao cabelo e ficar só as coisas boas? Como se a água fosse uma poção mágica do shampoo para os cabelos? Até que me provem cientificamente o contrário, a minha resposta é não!
Se você usar a mesma quantidade de shampoo na hora de lavar os cabelos, diluído ou não diluído, a quantidade de substâncias químicas será a mesma, não importa se estiver concentrado ou diluído. E a sua “agressão” ao cabelo e ao couro cabeludo também. Entretanto, esta técnica pode ser boa para quem coloca muito shampoo no cabelo e, assim, passa a usar menos produto (economiza no shampoo e ganha benefícios ao cabelo).
Mas se todos os shampoos fossem concentrados e devessem ser diluídos, por que isso não vem descrito no rótulo? Ou melhor, por que os fabricantes já não fazem o shampoo diluído? Renderia mais, certo?
Algumas curiosidades sobre a formulação de um shampoo:

  • na própria formulação do shampoo já contém bastante água
  • a cremosidade dele não está ligada à pouca água na formulação e sim a adição de agentes espessantes;
  • a espuma não tem nada a ver com o poder limpante do shampoo, ou seja, fazer bastante espuma não significa maior limpeza dos fios, o contrário é válido também.